18 abril 2005

28 semanas e início do 3º trimestre

É estranho observar como o tempo passou rápido neste 2º trimestre. o Primeiro trimestre ( da ansiedade, das dúvidas e do medo ) pareceu-me interminável, no entanto o 2º trimestre passou a correr. Dou comigo a pensar que começa a aproximar-se a data de ter a nossa bébé nos nossos braços e se por um lado me sinto muito feliz com isso, por outro, às vezes tenho receio de que algo não corra bem. É estranho eu pensar assim, mas a verdade é que sinto mais receio de ter a minha bébé por cesariana do que por parto normal.
Bem mas dúvidas à parte, a minha Beatriz continua a desenvolver-se bem e daqui a 2 semanas vou novamente "invadir " o seu mundo e espreitá-la em mais uma ecografia.
Ultimamente tenho sentido mais pontapés dolorosos ( eu penso que sejam pontapés, mas sou mãe de primeira viagem por isso não sei se não serão contracções esporádicas ).
Hoje e pela primeira vez acordei com inchaço na cara, olhos e lábios e desde sábado que ando com dores na perna direita ( tive uma câimbra na natação e a dor no músculo não passa ).
E agora porque hoje iniciamos o 3º trimestre não posso deixar de colocar no post o estado de evolução da nossa menina.

A 28ª semana de gravidez

O seu bebé : já tem os órgãos todos formados e tudo o que tem agora que fazer é apenas aperfeiçoar o seu funcionamento e ganhar peso. Já se colocou na posição para nascer. ( será filha???)
As ondas cerebrais emitidas pelo seu bebé mostram que ele já sonha. As pálpebras já abrem. E ele pesa cerca de 1100 g e mede, mais ou menos, 37,1 cm. O desenvolvimento do bebé, agora, é todo no sentido de adquirir peso e maturidade do sistema nervoso e do aparelho respiratório. Os órgãos já estão todos formados, só falta aperfeiçoar o seu funcionamento. Para todos os efeitos é um bebé completo e quase pronto para nascer, pelo que se coloca em posição de nascimento.

A futura mãe: O seu útero continua a expandir-se e, à medida que o seu bebé cresce e fica mais forte, é natural que possa estar a sentir cãibras nas pernas, ( siiiimmmm ) inchaço dos tornozelos e pés, dificuldade em dormir, pequenas faltas de ar ( siiiimm ), dores abdominais ( também ) e tonturas. Por esta altura, também é normal que sinta contracções mais fortes que têm como objectivo prepará-la para quando entrar em trabalho de parto. Como o útero continua a empurrar a sua bexiga é natural que tenha que urinar com mais frequência. ( pois pois )

Conselho para esta semana: Fale com o seu companheiro e comecem a decidir se ele vai estar consigo na sala quando for ter o bebé e qual o nome com que ele deve ser registado quando chegar a altura.


PS - não posso deixar de vos agradecer pelos comentários que deixam no meu blog... é óptimo sentir que existe alguém do lado de lá interessado/a e preocupado/a connosco.

Beijocas

5 comentários:

AnaBond disse...

Olha, primeiro vou-te agradecer o ps... ;)

Acho que não tens de te preocupar antecipadamente com o se irás conseguir tomar conta dela ou não... vou-te avisando que a primeira semana é de deixar os cabelos em pé, mas nessa altura lembra-te do que te vou 'dizer' (que neste caso é escrever):
Respira fundo, pede ajuda à tua mãe, às tuas amigas, seja a quem for, até ao maridão... vais ver que depois mais tarde vais entender que é muito normal o que irás sentir, mas nem por isso vai cuidar mal da tua filhota.
É normal as mulheres sentirem-se assim. Por um lado são as hormonas a 'descer à terra' e tudo a tentar entrar no lugar. Por outro, é uma mudança radical na tua vida, e isso custa sempre, também por ser muito brusco.

Mas vais ver que depois dás conta do recado... dás e demais. ;)
E uns mesitos depois olhas para trás e pensas... que coisa, tão complicado que parecia, mas afinal... :)

bjs

Anónimo disse...

claro que estamos interessadas, afinal é com desabafos umas das outras sentimo-nos mais acompanhadas. Falo por mim!!!!
Quanto aos pontapés que não sabes se são contracções, vê se ficas com a barriga TODA, MAS TODA dura... se ficares é porque é uma contracção. Não te preocupes porque são normais nesta altura. Jinhos

Sofia disse...

O tempo passa realmente a correr...
Tambem ando com contracções e a medica mandou-me descançar.
Por isso é o que faço quando sinto alguma dor ou que a barriga está "dura como pedra" deito-me e respiro fundo até melhorar

bjs
Sofia

Rita disse...

Olá Lúcia,
vi o teu comentário no meu blog (A nossa Beatriz) e queria perguntar-te onde posso comprar a cinta de sustentação de que falas. É que na minha farmácia só há umas, tipo cuecas, que custam quase 40€'s... e como falaste em 20€...
Beijinhos

Lúcia disse...

Ola Rita,

Eu comprei num centro ortopedico e é mesmo faixa de sustentação pré-parto da colecção mamma donna da chicco.
Beijinhos