14 abril 2005

27 semanas

Já me esquecia da literatura habitual. Cá vai ;)

A 27ª semana de gravidez

O seu bebé está a desenvolver-se e, se nascesse neste momento, teria algumas hipóteses de sobreviver, sob vigilância, é claro. A sua mobilidade deve estar a tornar-se cada vez mais complicada devido ao tamanho da sua barriga que continua a crescer.

O seu bebé: O peso do seu bebé por esta altura já deve estar à volta de 1 quilo e o comprimento é de 36 cm. Ainda é magro. Ainda não tem pulmões desenvolvidos sendo difícil respirar. As mãos estão extremamente activas e a cordenação dos músculos é tanta que ele consegue meter os dedos na boca. O chuchar no dedo acalma o bebé e fortalece os músculos da face. É possível para o bebé chorar e viver fora da barriga da mãe. Seria um bebé imaturo mas que, em condições especiais de nascimento, poderia conseguir sobreviver. Nesta fase, o bebé sente a dor e reage a ela. A sua parte do cérebro ligada ao pensamento desenvolveu-se de uma forma extraordinária, e já é algo de complexo. Porém, os seus pulmões ainda não estão totalmente desenvolvidos.

A futura mãe: É normal que continue a ter estrias, ( as que existem são as que já existiam :)uma vez que o tamanho do se útero continua a aumentar. Por esta altura a maior parte das mulheres já engordou entre sete e 10 quilos ( nop, 1 kilo e 200 +/- ), o que muito provavelmente quererá dizer que já deve estar a sentir alguma dificuldade em manter o equilíbrio e movimentar-se.

Conselho para esta semana: Durante este último trimestre devia tentar falar com o seu médico que a vai assistir sobre o parto. Nesta consulta vai poder aprender coisas como o saber reconhecer os sinais de que está a entrar em trabalho de parto e qual o intervalo entre as contracções que lhe indicam que se deve dirigir ao hospital. É também conveniente que comece a pensar em quem é que vai ser o pediatra do seu bebé. O modo como vai ser seu parto também deve estar à partida já esclarecido, ou seja, se vai ser um parto natural ou se vai ser necessário recorrer à cesariana.

Sem comentários: