13 agosto 2011

8 meses

7 em idade corrigida.
São sociáveis, simpáticas e energéticas. Adoram-se mas a admiração da Matilde pela Joana é notavelmente maior do que o contrário.
Adoram a Beatriz e vice versa.
Riem-se imenso com os cães e gostam muito de lhes puxar o pelo. Riem à gargalhada quando ladram, mesmo que se assustem. Também riem muito com espirros exagerados.


Joana:
Um dia antes dos 8 meses a Joana começou a sentar-se sozinha, isto é a passar da posição de deitada para sentada. Devagarinho, que em tudo o que é fisico é prudente, mas senta-se.
Arrasta-se, pouco e devagar, mas lá vai chegando onde quer, com calma e perserverança mas desloca-se muito pouco. Ela é mais de brincar com os brinquedos, de os observar e explorar do que de actividades físicas.
Perde-se de amores pelas irmãs, mas continua a não ser grande adepta de beijos e amassos.
Ainda não quer comer comida em pequenos pedaços mas come relativamente bem ainda que para que coma tudo, tenhamos por vezes de usar colher e biberão e ter paciência e insistência.
Anda na aranha, mas pouco e pouco tempo. Como disse, gosta mais de estar quieta na aranha a brincar com os bonecos que lá estiverem do que a andar.
Chama-nos com a mãozinha a abrir e fechar e uma carinha doce e melosa de derreter qualquer um. É impossivel não lhe dar colo nestas ocasiões :).
Diz da da há cerca de 1 mês mas ainda não o tinha registado. Diz muitas vezes e seguido.
Dormir durante o dia é dificil e só adormece, vencida pelo cansaço. Faz sonos pequenos ( 20 minutos, meia hora ) e acorda como se tivesse dormido horas.
Diz adeus quando quer, não quando pedimos :)
Continua a fazer muitos " brss " que lhe enchem ( e nos enchem ) de baba, cuspo e comida.

Matilde:Já há mais de uma semana que devagar e com técnicas estranhas e alternadas, se desloca casa fora.
Na véspera dos 8 meses, começou a fazê-lo com mais velocidade e usando quase sempre o mesmo " estilo ": com as duas pernas em simultâneo empurra o corpo.
Basta colocar um obejcto para que ela vá e volte a ir e vá de novo atrás do que quer apanhar.
Raramente desiste de apanhar alguma coisa ou de chegar a algum lado. Ainda não tem grande velocidade mas tem paciência e persistência também.
Muito mais energética, não pára nem a comer, dá solavancos, dá às pernas mas come muito bem o que for.
Começou a comer comida em pequenos pedaços e vai mastigando e desfazendo. Come cenouras, couve de bruxelas e pequenos pedaços de carne assim. Aliás, acho que come o que lhe dermos que ela está sempre a pedir e a cobiçar comida.
Anda pela casa toda com a aranha e cosegue mais ou menos dirigir-se na direcção que quer.
Disse caú (cão) pela primeira vez ouvido por mim e pela minha mãe, na véspera dos 8 meses mas não voltou a repetir.
Continua a dormir relativamente bem durante o dia.

2 comentários:

Liliana ♥ disse...

coisas boas!
mto despachadas estas miudas*
um beijinho

Unknown disse...

São um espectáculo, as tuas filhotas!
Fiquei encantada! com as 3 :)
Beijocas