17 janeiro 2011

Em paz :)

- Queres vir comigo a uma loja?
- É melhor irmos amanhã, mãe.
- Mas eu quero ir lá hoje, ficas em casa com o pai, mas portaste bem que o pai está um bocadinho doente.
- Então é melhor eu ir contigo para ele ficar em paz.

11 janeiro 2011

Ciúmes

Lia-lhe a história da " Princesa Poppy - Nasceram os gémeos ". Na história a Poppy dizia ter ciúmes dos irmãos por ter de partilhar os pais e a atenção dos avós e da família. A princesa achava que os pais gostavam menos dela e contava o facto triste à amiga.
No final da história a Beatriz confessa:
- Sabes, eu só tenho ciúmes de uma coisa das manas, sabes do quê? ( o que vale é que nem preciso de puxar por ela) de vocês lhe darem o comer à boca.
- Mas tu também lhes dás o biberão? ( pensava eu que o ciúme era por ela não dar sempre que quer sempre dar )
- Não é isso, é que vocês dão-lhes a ela e não me dão a mim o comer à boca.
- Mas tu também não me dás a mim, aliás eu nem gosto, gosto de comer sozinha.
- Mas eu gostava que me dessem sempre à boca.
- Damos quase sempre filha que tu nunca queres acabar o que está no prato.
- Ahaha, pois é mãe.

Sonhos

Há dias sonhei que ainda tinha ficado um bebé na minha barriga e que agora, um mês depois, estaria na altura de o retirar. Em pânico eu dizia à minha médica, em pleno hospital e já internada que não conseguiria, depois de ter um parto duro (duplo ), parir novamente.
A minha médica, como é tão tipíco dela dizia-me enquanto empurrava a maca pelo corredor até à sala de partos:

- Consegues pois, vá, faz força.

Acordei com uma das gémeas a chorar e toda eu transpirava.

Amamentação

Presumo que pelo cansaço ( e não pelo stress que nem ando stressada ), o leite materno anda a avisar há uns dias que não irá durar muito mais tempo.
Como disse a minha médica, enquanto houver é bom, mas se passarem a beber só leite de fórmula não vem ma ao mundo. Tiveram pelo menos 1 mês a ganhar imunidade.

Virar

Já se viravam ligeiramente ( lá está, mais a Matilde ) mas agora já tem mesmo de ficar com o " rolo " posto nas costas pois hoje a Matilde virou-se totalmente e passou de barriga para cima para ficar de barriga para baixo.
Não ganhei para o susto quando a vi assim e imaginei o que pode acontecer nestas posições.

Momento narcisista

Ao ver-se ao espelho:

- Eu tenho uma cara mesmo gira.

Problemas de auto-estima não são com a minha Beatriz.

10 janeiro 2011

4 semanas

A dias de fazerem um mês continuam a dormir mal mas a comer bem. Não se pode ter tudo é um facto, mas sendo 2, 4 semanas a dormir mal com 2 pequenas ( porque não é só tratar de 1, dar o biberão, mudar fralda, colocar 350 vezes a chucha e afins... é isso tudo a dobrar ) parecem 2 meses.
Estamos cansados e de dia não dá para descansar que há sempre imensa roupa para lavar, estender, apanhar, dobrar, guardar, passar, etc. Já nem falo no resto da casa para arrumar e limpar que basta falar na roupa para que metade do dia esteja preenchido com estas tarefas.
Quarta-feira o Nuno começa a trabalhar e eu fico sozinha em casa com as 2... até tenho medo.
Para evitar que eu entre em colapso nervoso, combinamos com a nossa empregada vir mais vezes para tratar da casa e da roupa. Por enquanto e até ao fim do mês, virá todas as sextas-feiras, durante 6 horas virá também às quartas-feiras, 4 horas, para tratar da roupa e se der, dar um jeitinho na casa também.
Se isso não for suficiente, virá uma pessoa todos os dias, durante 3 ou 4 horas ( ainda a definir ) para tratar da casa e roupa enquanto eu me ocupo apenas e só delas e abdico da pessoa que actualmente faz as limpezas ( e que até agora vinha apenas 2* por mês durante 6 h de cada vez ).
Independentemente do cansaço, adoramo-las, pois claro.

05 janeiro 2011

Postal de Natal


Este ano fez um postal de Natal mas só ontem o trouxe da escola porque depois das irmãs nascerem quase não foì.
No postal, ditado por ela vinha o seguinte texto:

Desejo neste Nata que os meus pais fiquem felizes.
Gosto muito das minhas manas.
Para todos um bom Natal.
Beijinhos

Beatriz
Boas Festas

Dificil de resistir


À doçura da minha filha mais velha e ao amor de irmãos.

Hora do banho


Na semana do Natal ao ano novo estivemos em casa da minha mãe, para evitar deslocações e saídas de madrugada de lá.

Por lá, os banhos das pequenas foram, assim, num alguidar da roupa :).

A propósito, gostam as duas de tomar banho, mas não gostam de se vestir ( e despir ) desde que vieram para casa ( que no hospital choravam as duas ).


Pestanudas

São as duas tal como a Beatriz pestanudas.

Matilde ( no vício a.k.a- mama )



Joana

Irmã mais velha

A Beatriz quer e gosta de ajudar em tudo. Tentamos que o faça, apesar de algumas vezes ficarmos de " coração nas mãos ".
É uma verdadeira irmã mais velha. ( Na foto com a Matilde )


Família aumentada

No passado dia 1, nasceu mais uma sobrinha, a Leonor, às 38 semanas e 6 dias, com 2465grs e 45 cms. Pequenina, ( por enquanto ) sossegada e parecida com o pai.
A minha 3ª sobrinha e a 4ª neta dos meus sogros, que depois de Dezembro passaram de uma neta única, para 4, todas meninas.
Bemvinda Leonor, que a vida te sorria sempre.









Evoluções

E é verdade, ambas já seguram e erguem a cabeça por uns tempinhos há mais de uma semana, mas mais a espevitadona da Matilde.

04 janeiro 2011

3 semanas = 21 dias

Ontem fizeram 3 semanas. Já tem quase tantas manhas, quantos dias de vida e pelo menos para nós, estão cada vez mais diferentes ( fisicamente falando ).
A Matilde já desde há uma semana que vai dando uns sorrisos para além dos espontâneos.
De dia, são geralmente sossegadas e não dão mais que o trabalho óbvio de ter 2 recém nascidas. De noite ou porque tem cólicas, ou porque querem a luz acesa, ou porque não conseguem adormecer, dão-nos a volta " ao miolo ".
Comem bem ( e bato na madeira, cruz os dedos, faço figas e tudo e tudo tudo ) o que para mim é uma noidade que a Beatriz, mesmo nesta idade, nunca foi grande fã de mama ou mesmo do suplemento que nunca bebeu a quantidade indicada pelo pediatra mas sempre menos. Estas bebem 30 ou 40 mls do meu leite cada uma e supostamente deveriam beber no máximo mais 30 mls de suplemento e bebem quase sempre mais 60 mls. Depois disso e se a Matilde não conseguir adormecer por si, reclama por mais mama e só adormece depois de mamar uns 15 minutos ao peito.
Por enquanto, a Joana mantem o padrão que tinha in utero e é mais calma que a Matilde. Adormece sozinha e maioritariamente sem chucha, não reclama muitas das vezes que acorda por não a ter e só a fome, a fralda suja e as cólicas a incomodam e a tiram da sua serenidade. Desde o inicio do ano que finalmente pega no peito e mama mas continuo a tirar leite que amamentar no peito as duas é tarefa morosa e tempo é fundamental com 3 filhos.
Já a Matilde reclama porque lhe cai a chucha, reclama quando não consegue adormecer sozinha ( e esta tem de ter quase sempre a chucha posta ) e " exige " a mama para adormecer. Reclama por cólicas, fralda suja, com fome, por colo, etc. É parecida fisicamente com o pai, mas tem o feitiozinho da mãe.
São lindas.

5 anos e meio

Hoje a minha menininha linda faz 5 anos e meio, são 5 anos e meio que ela faz questão de mencionar e que eram anunciados por ela há cerca de um mês.
- Já tenho 5 anos e meio, falta pouco para fazer 6 anos.
Continua a ter pressa em crescer, continua muito faladora, respondona, refilona, mas também muito meiga, muito melosa e desde que as irmãs nasceram, muito mais responsável e colaborante. Faz birras sim, mas passam depressa e já nem se pode dizer que são birras, mas antes amuos. Reconhece os erros sem precisar que lhos indiquem e pede desculpa sem problemas. É atenta aos sentimentos dos outros talvez porque também ela é uma menina sensível.
Tem um entendimento " da vida " que me surpreende todos os dias e tem respostas e raciocínios que muitos adultos não tem.
Tem uma capacidade de amar muito grande e também me surpreende o sentido de família e de união que tem. Emociona-me a dedicação que tem às irmãs e o carinho com que lhes fala e as frases dela ( e não nossas ) como:
- Faço tudo por vocês manas. Vocês são a minha vida.
Desde há uma semana que olho para ela e que me parece enorme muito porque temos agora 2 mínimas em casa e tudo na Beatriz, apesar de ser " pequena para a idade " parece grande.
Cresceu muito sim, mas continuará sempre a ser, a minha menina linda.
Amo-te tanto princesa.