30 março 2010

Encontro desejado

Há 6 meses o Gabriel saiu da escola onde ela está para uma pública. Há 6 meses que não se viam mas continuavam a falar um no outro. Depois de algumas desmarcações e alterações de última hora, Sábado conseguimos o tal encontro e foi tão mas tão bonito de se ver a cumplicidade, o mimo e a saudade dos dois que os pais dele ( e nós ) nos disponibilizamos a que sempre que queiram e possam, vir da escola e passar na casa deles para o fazer, mesmo durante a semana. Ficaram prometidos mais dias ou meios dias iguais e claro que a minha filha abusadora " ofereceu-se " para dormir em casa deles :).
Ficou combinado que da próxima vez, será um dia inteirinho para matarem saudades que a minha filha disse :
- O meu coração disse que gostou muito de estar com o Gabriel mas ainda não matei as saudades todas.
Até se ofereceram para que um dia dormisse lá em casa, mas aí eu já não achei muita piada :).
Foi muito bom.

encontro gabriel e beatriz março 001

23 março 2010

4 anos e 8 meses

É apressada em tudo o que faz, consequentemente, imperfeita. Se não estiver numa de despachar, já desenha coisas engraçadas e perceptiveis como caracóis, borbuletas, árvores, bonecos, flores ou casas. Neste aspecto melhorou imenso de há uns meses para cá. Igualmente se quiser pinta bem, dentro dos contornos, assim lhe apeteça.
Continua a desenhar/escrever quase todas as letras, cada vez melhor.
Adora pintar, seja papel, telas, cerâmicas ou gessos. Quase sempre de forma " livre " sem seguir o convencional. As caras poderão ser verdes, cinzentas, amarelas ou laranjas. O mesmo boneco pode ter cara azul e corpo laranja por exemplo. Gosta de pintar assim e é óbvio que não lhe digo para pintar " dentro do padrão ". Tem tempo para ver o mundo tal como ele é e de o percepcionar com os juízos de valor, estériotipos e preconceitos existentes(mas espero que não o faça ).
Continua birrenta, menos que há um ano ou 2, mas se calhar mais do que deveria para a idade.
Junta pequenas sílabas como um " P " e um "A" , um "T" e um "U". Sabe escrever Papá ( sem acentos ), Lúcia ( também sem acentos ), Nuno, Beatriz e penso que Avó, bem como essas pequenas junções de sílabas. Faz pequenas somas e subtracções. Continua com uma sede incrível de aprender.
Continua também teimosa e respondona, esta última característica, cada vez mais marcante. Fica de castigo na escola vezes sem fim, por não aceitar sem responder uma ordem ou castigo que lhe pareça injusto. Curiosamente a noção de justiça ainda não está muito definida e considera muita coisa injusta, se aplicada a ela, pois claro.
Em casa são várias as vezes que a castigo por não aceitar as ordens sem refilar." Mas, mas, mas...." ouvimos vezes a fio. Isso e " deixa-me só dizer-te uma coisa ". Quer ter sempre a última palavra, nem que seja " Estou zangada contigo ", ou " Nunca, nunca mais vou ser tua amiga ". Dramática, pois, continua, igual ou pior, mas as zangas passam depressa e sabe pedir desculpa. A educadra diz que o que a safa de muitos castigos é a humildade dela. Reconhece os erros e pede perdão, falta-lhe evitar os erros.
Um dia disse-me :

- Mãe eu tento não fazer disparates, tento, mas não consigo, não sei porquê, mas não consigo.

Diz que quer ser muita coisa quando for grande, hoje disse que queria ser " pintora turista ". Quando a questiono que profissão era essa, dizia que queria pintar mas não era tods os dias daí o " turista".
Fala muito, muito muito. Um destes dias, cronometrei o tempo e entre as 18.20 e as 21.00 falou sem parar, parecia ligada à corrente. Há dias assim em que faz perguntas e nem nos dá tempo para dar as respostas, responde ela ou faz outra pergunta assim, ou então fala do dia a dia, dos colegas, dos cartões que tiveram, de quem foi chefe, etc.
É bom que fale do dia a dia, mas confesso que muitas vezes cansa aquele debitar de palavras e muitas vezes desligo e só volto a ligar quando ela me diz:
- Mãe, não me respondes?

Continua a partilhar sem problemas, com conhecidos e desconhecidos. Continua a dizer a conhecidos e desconhecidos que vai ter uma mana e nas lojas, continua a escolher roupa ou brinquedos como se já tivesse realmente uma irmã.
Brinca muito mas também já vai vendo bastante televisão ou dvd's. Nos dias em que ela está ligada à corrente às vezes socorro-me da tv para que ela abrande e eu respire fundo.
Está linda, inteligente e meiga.

20 março 2010

Aos 4 anos

- Mãe, sabes o que o meu corpo disse? Que tem sede.
Pronto, já bebi água, o meu corpo já não se sente mal.

...

- Eu já não sou nenhuma criança.
- Não?
- Quer dizer, sou mais ou menos, já tenho 4 anos.

No cinema, a 10 minutos do final, queria vir embora. Diz ao pai:

- Quero me ir embora, a Dra. C ( pediatra ) disse que faz mal eu não posso ver muita televisão, ainda por cima esta televisão é muito grande.
Chega a casa e põe a TV no Jim Jam ( canal Meo de desenhos animados ). O pai pergunta-lhe:
- Então mas a Dra. C. não te disse que fazia mal ver muita televisão? ( a médica nunca disse nada disso ).
- Sim mas eu agora já descansei desde o Dolve Vita até casa.

Queria calçar os ténis pirosos novos que tem luzes nos atacadores.
A primeira coisa que fez depois de acordar foi calçá-los. Disse ao pai:
"- Sabes fui calçar os ténis para não ter gripe A nos pés "

19 março 2010

Dia do Pai

Este ano, ao contrário do anterior, o pai decidiu não ir à festa da escola mas sim tirar o dia de férias e passar o dia a dois, ele e a filha.
Foram à Kidzania e ao cinema, ver " Chovem Almôndegas ", apesar de ela ter querido sair ( e sairam mesmo ) a 10 minutos do final ( lá está a dificuldade dela em estar sossegada quando se tratam de desenhos animados ).
Divertiram-se muito segundo os relatos de ambos e segundo as fotos que me enviaram.
Não sei se já o disse, mas " escolhi " o melhor pai para a minha filha :).


16 março 2010

Papa novelas

Se deixassemos, a minha miúda papava as novelas todas.
Não são os desenhos animados que a deixam " apática ", são mesmo as telenovelas, ou seriam, se a deixassemos.

Boas Notícias

Na minha visita rotineira ao neuro-oftalmologista, fico a saber que as manchas ( quase cegas ) mudaram de sítio, o que não é bom, mas o bom é que um olho compensou o outro e portanto onde não vejo bem num, vejo bem no outro. As manchas cegas propriamente ditas mantem-se e no geral, em termos percentuais, a perda de visão não tem agravamento o que sugere a estabilidade do meu estado. Por precaução vem mais um exame xpto mas apenas para lhe mostrar na próxima consulta daqui a 6 meses se nada se alterar negativamente até lá. Aprendi a viver nesta incerteza e aparentemente não me causa mossa . O que também não é bom é ter de mudar novamente de graduação de lentes, após 9 meses, mas já foi pior.
Fiquei felicíssima quando me disse que finalmente posso fazer desporto sem restrições, bem como tomar aqueles suplementos alimentares xpto que ajudam a perder peso, desde que " naturais ". Não que eu quisesse tornar-me atleta de alta competição que nunca gostei por aí além de desporto, mas por aos poucos, as minhas restrições se esvairem e poder ter quase uma vida " normal ". No dia seguinte à consulta inscrevi-me e fiz uma aula experimental no vivafit e passarei a fazer exercício 3 vezes por semana, à hora de almoço. Jás fiz 2 aulas e gostei e dei por mim hoje de manhã indecisa se trazia ou não o saco de desporto, apesar de não ter planeado fazer desporto se não às 2ª 4ª e 6ª e hoje ser dia de depilação. Venceu a depilação :).
Retomei as restrições alimentares que estavam em stand bye há meses :)

12 março 2010

Pedidos especiais

Há mais de um ano e meio que ela me pede uma mana. Chegou a ser um pedido diário ao que eu respondia, " qualquer dia " ou " já não falta muito ". Confesso que o pedido dela nunca me abalou por forma a levar-me a concretizar-lhe o desejo. Sim nós queremos ter outro(a) filho(a) mas deixamos de estipular uma diferença aceitável de idade, ou qualquer meta. Estávamos ambos na fase " sem vontade de voltar a passar por fraldas e afins ". Queriamos sim, mas temos adiado há quase um ano, agora já sem motivo nenhum ( que felizmente em termos de saúde já é viável ). Cheguei a pensar que não seria capaz de voltar às noites sem dormir, ou, estou tão bem assim. Verdade, pensei várias vezes que uma só filha era o que me preenchia porque foi o que senti.
Ao Nuno, começou há pouco tempo a dar-se " o clique " para voltarmos a ter choros a meio da noite e olheiras até aos joelhos.
A mim, ainda não me tinha dado... até esta manhã, em que a miúda fez o mesmo pedido que faz " há séculos ", mas que hoje me fez responder um pouco desanimada:
- Ainda não estou grávida filha, mas falta pouco.

( Nota: Ainda não estamos em tentativas para... )

09 março 2010

Fim de semana

Fomos novamente para o H2otel na sexta e regressamos Domingo ao fim do dia.
Fomos até à serra propriamente dita e brincamos na neve, entre amigos. Quando regressamos sábado da serra até ao hotel ela começa a vomitar e com febre. Não aguentava nada no estômago e no Domingo de manhã ainda vomitou.
Passou o vomitar e no carro, já a caminho de casa, começa a queixar-se do malfadado ouvido direito. Continua a queixar-se e quer-me parecer que desta vez, a otite não passará apenas com o brufen.
Apesar de tudo, ainda nos divertimos bastante entre os banhos nas piscinas de água quente ( e sauna e hammam e jacuzzis, e e.. ) e brincadeiras na neve.

08 março 2010

Dia da Mulher

Hoje foi uma manhã muito não em casa, com a miúda. Tão não quanto eu já nem me lembrava, de tal modo que hoje e pela primeira vez, foi a reboque para a escola. Vim com uma telha descomunal, tão descomunal quanto a birra dela... sim eu também amuo, não devia pois não, mas amuo porque as nossas manhãs ( ainda que felizmente já seja muito esporadicamente ) não deveriam ser assim. Geralmente o amuo passa-me pouco depois, mas hoje manteve-se até há pouco, altura em que recebi no escritório um ramo de 9 rosas vermelhas, do meu querido marido e que me arrancou um sorriso de orelha a orelha, desfazendo a beiça que me acompanhava desde as 8h da manhã :).
Feliz dia da Mulher

04 março 2010

Limpezas e arrumações

Com a compra de 2 estantes para o quarto dela e a substiuição da mesa, o quarto está muito mais apresentável. Não estava mau para os outros mas estava para mim que não me sinto bem num ambiente com ar desorganizado, pior que desarrumado, para mim estar desorganizado deixa-me insatisfeita.
Assim o quarto ( ainda que o varão tenha ontem caído e portanto esteja sem cortinados ), parece muito mais arrumado.
Falta-me voltar a organizar os brinquedos pelas respectivas caixas e pior, verificar as canetas uma a uma e deitar fora as que entretanto secaram... esta sim é uma tarefa que adio, adio, adio...