19 janeiro 2012

Creche

Há cerca de 2 semanas, a Laine, ama das gémeas disse-me que o marido lhe tinha pedido para ir para junto dele, que emigrou em Dezembro.
Ela acedeu e decidiu ir por volta de dia 20/2. Comunicou-me a sua intenção entre lágrimas mútuas e abraços.
Fico com muita pena, mesmo, porque gosto dela, porque gosto do trabalho dela e porque as minhas 3 filhas gostam muito dela.
Comecei a procura pela creche, que já estava facilitada pois a intenção inicial, quando pensamos ter ama em nossa casa era que fosse apenas para passar o 1º inverno, logo já tinhamos visitado algumas.
Fui às IPSS junto do meu trabalho que aceitavam a entrada das gémeas sim, mas que só a partir de Setembro, com sorte eu conseguiria apoio da segurança social. Isto porque supostamente têm uma espécie de números clausulos. Até lá pagaria o valor máximo que numas era de 375€ cada criança ( com desconto numa delas de 10% ), outras 410€ com desconto de 10% nas duas. Valores incomportáveis para mim.
Fui a umas amas, que me tinham dito bem, que são 2 educadoras irmãs e a sua mãe que aproveitaram uma casa que tinham e fizeram uma espécie de creche, estando apenas legalizadas como amas.
Fui também a uma creche privada e no inicio desta semana fizemos a nossa opção por esta última. Segui o meu instinto na escolha.
Vão é ter de começar em Fevereiro porque não posso pagar meio mês da ama e 1 mês completo de creche+ inscrições e seguros.
Vou ter de ter o trabalho de fazer e levar a comida, que a alimentação das 2 ficava em mais 200€ e como permitem que eu leve a comida, assim farei.
Gostei muito da directora, gostei das instalações ( apesar de não terem espaço exterior mas levam-nos com bom tempo a um jardim que fica logo atrás ), observei as crianças, os pais, as reacções e relação com os adultos da instituição . Gostei apesar de não ter referências de ninguém conhecido.
A directora disse para iniciarem a 30/1 ( sem q eu pague esses 2 dias ) para fazerem uma semana completa e perceberem que passam a estar ali, o dia todo enquanto os pais trabalham. Disse que achava preferível ficarem logo a semana toda que apenas 3 dias.
Assim será.
Tenho medo sim, que adoeçam e voltem a ficar internadas por causa da sua fragilidade pulmonar mas infelizmente não há alternativa.
Na foto na creche, ontem, depois da 2ª reunião com a directora, ao fim do dia.

2 comentários:

Unknown disse...

Bolas, que pena que ficaste sem a ama :(
Mas vais ver que corre tudo bem!
O facto da creche não ter espaço exterior, por um lado é pena mas por outro sempre estão mais resguardadas no Inverno.
Vais ver que corre tudo bem, elas vão gostar e não hão-de ficar doentinhas :)
Pensamento positivo!
Beijocas (a creche é perto de ti ou da tua Mãe? fiquei curiosa hehe)

Helena disse...

é uma grande mudança de planos mas é preciso acreditar que vai correr bem. os bicharocos das doenças hão-de andar longe delas.
beijocas grandes