27 abril 2011

Regresso ao trabalho

Recomecei na segunda-feira dia 18 a trabalhar. Gozo as 2h de licença de amamentação agora e a hora extra que tenho por serem gémeas será gozada após os 12 meses e até aos 21meses.
Preferi assim pois em termos de trabalho, não rende se reduzir o dia de trabalho a 4h efectivas, além de que em época de fecho do ano, mesmo essas 2 horas fazem diferença.
Nos dias que antecederam ao meu regresso estive num misto de nostalgia, angústia e tristeza mas o regresso custou até menos do que os dias que o antecederam. Tem de ser, preciso de trabalhar, não há volta a dar, não vale a pena sofrer por isso. Ter trabalho e ordenado ao fim do mês já é muitíssimo bom nos dias que correm.
Nessa semana foram para a minha tia e adaptaram-se bem, como esperei que fosse, não só pela experiência e apetência que a minha tia tem com crianças mas também porque elas são bebés dadas e a idade também ainda não é de estranharem pessoas.
Esta semana a minha tia já tinha férias marcadas e tem ido comigo para o escritório.
Lá está uma creche montada: umas mantas no chão com o tapete de actividades, os bumbos, brinquedos, biberões, esterilizador, carrinho, cadeiras auto, caixinha de música, etc.
Tal como a Beatriz, que foi durante muito tempo da minha licença de maternidade para o escritório, tem colinhos variados, brincadeiras de muita gente e afecto e claro, continuam a ter-me.
O trabalho não rende o mesmo, mas sempre vou conseguindo trabalhar.
Para a semana voltam para a minha tia e depois ficarão em casa com o pai enquanto ele goza a sua licença parental partilhada.
Os finais de dia não são caóticos, ou antes, a minha definição de caótico ficou alargada, ainda assim, não se para um minuto entre mudar fraldas, dar papas, preparar jantar, dar banhos e dar atenção às 3.
Depois de estarem deitadas é hora de arrumar cozinha, por roupa a lavar, estender, preparar as roupas do dia seguinte, a mala das bebés, o meu almoço, a mochila da Beatriz e arrumar a casa. Eventualmente por vezes tenho ainda de passar a ferro, tarefa que geralmente é executada pela empregada.
Curiosamente, a casa anda mais arrumada agora que somos 5 que antes quando eramos 3. Agora não podemos mesmo deixar para o dia seguinte porque aí sim, é o caos ao fim do dia e tudo o que nós não queremos é stress que os dias em si já são suficientemente desgastantes.