01 fevereiro 2011

Internamento

No Domingo da semana passada a Joana começava a ficar constipada, depois do Nuno ter ficado e de eu estar também. Muita congestão nasal e na terça feira começa a vomitar e a quase não comer. Fomos até à pediatra e já no consultório, recusou-se a comer depois de 6h em jejum. A médica observou as 2 porque a Matilde começava também a comer menos e deu a notícia que nenhum pai quer ouvir:

- A Joana tem de ir para o hospital e ficar internada para ser alimentada por sonda e eventualmente para receber oxigénio. Deve ser VSR ( virus respiratorio ) mas que nestas idades é muito perigoso e violento. A Matilde ainda não precisa de ser internada mas mais uns dias e fica igual. Estão com fervores e tiragens. Qual o hospital para onde querem ir que eu ligo já para falar com os meus colegas?

Pior que a notícia ser recebida a seco é ter a Bia connosco que se agarrou à Joana a chorar compulsivamente e a dizer que não queria que a irmã fosse para o hospital. Conter as lágrimas e agir como se estivesse calma foi das coisas mais dificéis com que tive de lidar na minha vida, emocionalmente falando.
Falamos para os hospitais privados quase todos e nenhum tinha vaga. Lá nos lembramos do Hospital dos Lusíadas e ligamos para saber se estavam lotados. Ainda tinham 3 vagas para internamento e lá fomos a correr com uma carta da médica na mão. Chegados lá passamos à frente de todos, fomos logo atendidos na triagem sem fazer a admissão é seguimos para a consulta.
A Joana tinha as saturações de oxigénio a 95%, não era alarmante mas o facto de não comer sim. A Matilde tinha as saturações a 100%.
Na consulta com a pediatra informa-nos do que a nossa pediatra já tinha dito e que iria internar a Matilde apenas por precaução pois o caso parecia ser VSR e que esse virus tinha a fase critica nas 48h seguintes às 1ªs manifestações e também por estarem ambas a fazer aleitamento materno.
De seguida foram retirar sangue nas duas e canalisar veias e a cada veia que tentavam picar era uma veia rebentada. Subimos para o internamento e colocam a sonda naso-gástrica à Joana e ligam ambas aos monitores de oxigénio e cardiaco. Começou a fazer cinesoterapia.
Na 2ª noite a Joana tem de ser ligada ao oxigenio, com saturações a dormir nos 83%. A Matilde foi estando sempre nos 100% e estável. Nas 48h seguintes a médica diz-me que poderia dar alta à Matilde e que seria o melhor para não se expor a uma qualquer infecção bacteriana, visto estar estável mas que entendia ( porque era também ela mãe de gémeos ) o quão dificil iria ser logisticamente, especialmente em termos do aleitamento. Perguntou-me se eu queria continuar a amamentar e alertou para o facto de que, eu teria de controlar os meus " nervos " para que continuasse a ter leite. Disse-me também que eu deveria ir a casa e descansar.
Acedi e quando se deu a separação das duas fiquei destroçada. Dividir-me entre a casa e as 3 filhas, 2 delas doentes fez-me quase colapsar emocionalmente.
No Sábado a médica notou melhorias na Joana e diz que provavelmente seria apenas mais um dia de internamento. Sábado venho dormir a casa e no Domingo a médica dá-lhe alta, com indicação de fazer cinesoterapia em casa.
Ontem, segunda-feira, a Matilde começou a piorar, chamamos o médico a casa que não achou ainda necessário irmos para o hospital e ligamos à pediatra. A indicação é de ir vigiando e se continuasse a vomitar e com dificuldades respiratorias para irmos para o hospital.
Felizmente começou à noite a tolerar a comida mas ainda tem dificuldades respiratórias... AI!

4 comentários:

Helena disse...

oh querida que sufoco, nem quro imaginar.
espero que recuperem rápido.
beijocas grandes

Ana Rute Oliveira Cavaco disse...

as melhoras...

Jolie disse...

ui. espero que tudo esteja mais calmo agora e que estejam ambas a recuperar

beijo

Unknown disse...

Bolas... espero que já estejam melhores.
Beijocas grandes