04 setembro 2009

Passeios

Ontem depois de almoço ( tentamos ) rumar nas minhas " explorações de férias " e partir em busca da Fonte da Benémola, um refúgio de rio e natureza perto de Querença, uma aldeia típica do interior algarvio.
Seguimos as indicações de um GPS marado que nos fez andar às voltas por entre a serra algarvia, por estradas de terra batida de 2 sentidos mas com largura para apenas um carro e numa das vezes até nos mandou descer por uma ravina de terra batida. Não fora o meu juízo que até existe ( ou tivesse eu um jipe e o soubesse conduzir para ser 4*4 ) e tinha seguida as indicações da menina de voz irritante que me mandava para locais impróprios.
Conseguimos dar com o caminho à boa e velha maneira: perguntando pelo caminho a quem encontramos ( muito pouca gente por sinal ). Fiquei a adorar as velhinhas que por ali moram que nos salvaram de continuar a ouvir aquela voz que vinha do meu telemóvel e que me mandava para sítios onde poderia só sair de lá a pé, na melhor das hipóteses.
Mas para colmatar em beleza, depois de alguns bons metros em que não olhava para a esquerda enquanto conduzia para não " chamar " as minhas vertigens chegamos ao acesso ao local. Pois, ao ACESSO e não ao local. Trânsito proibído por obras. Ora se antes o trânsito não estava interdito e aquelas " estradas " precisavam mesmo de obras ( relembro que era de terra batida com algumas pedras à mistura e umas ravinas a acompanhar do lado do condutor sem protecções ), não quis arriscar a transgredir e tentar levar o carro. É que não dava mesmo para fazer inversão caso fosse necessário.
Perante os trinta e alguns graus que faziam sem ponta de vento, o Nuno saiu e foi tentar ver se o acesso era fácil e se podiamos ir a pé.
Andou um pouco e regressou sem ver a tão desejada " fonte das Benémolas ". Com os meus nervos a darem sinal de si e porque em férias não é o que se quer, desistimos e tentaremos visitar no próximo ano( ou não ), já sem obras ( esperemos ).
Quisemos ir até à praia mais próxima e era a de Quarteira, que ainda não conheciamos. Assim que cheguei quis sair mas para combater o meu espírito " embirrento " que já levava pelo " contratempo anterior ", quis dar o benefício da dúvida e ficamos numa das primeiras praias do calçadão.
Desde os prédios, ao areal sujo de lixo e com peixes mortos, desde o aspecto das pessoas ( e eu posso estar a ser mto snob mas não gostei nada do " ambiente " ), da falta de estacionamento e por fim, a maré com ondulação e a puxar imenso, tudo conjurou contra nós nesse dia. Também acontecem passeios assim e servem para saber " o que não visitar ".
Para contrabalançar, hoje fizemo nos à estrada e fomos até à Ilha de Cabanas de Tavira e venho com uma vontade imensa de lá voltar, não nestas férias que ainda fica a uns bons kms de distância. Por tudo, pelo areal clarinho e extenso, por não " poluir " a vista com prédios, pelas imensas conchas, pelas águas calmas e mais amenas, fiquei fã!