24 setembro 2009

Deixa cá ver se me dedico a isto

A miúda mudou de quarto no Sábado e tm lá adormecido sózinha, uns dias com a luz de presença, outros com um candeeiro extra, outros com o dvd portátil com 1 ou 2 episódios pequenos de desenhos animados não violentos. Ainda faz resistência ao adormecer sozinha e pede companhia mas temos conseguido dar a volta ao assunto.
Eu comecei em formação e-learning e estarei até finais de Novembro a ouvir videos com senhores monocórdicos a falar para a câmara enquanto que para não adormecer, vou desfolhando os manuais.
Em simultâneo, iniciei uma série de pelo menos 15 sessões de drengens linfáticas manuais e ginástica de reeducação postural, 2 vezes por semana.
A miúda vai começar em Outubro as actividades extra-curriculares e em princípio à piscina serei eu a levá-la 1 vez por semana e portanto 3 finais de dia das nossas semanas estão comprometidos. Juntando pelo menos 1 final de dia em que vou para o escritório até às tantas, restará 1 dia na semana ( útil ) " calmo e tranquilo ", " sem nada para fazer ".
Como o pai também quer voltar ao ginásio, lá se vai o diazinho e finais do dia em família serão quase só ao fim de semana. Não vou pensar muito nisso ou desisto do tempo que guardei para mim nas drenagens e na ginástica.
Temos ainda o escritório de pantanas, fruto da mudança do quarto no fim de semana e pelo facto da arrecadação estar cheia até à porta com coisas que este fim de semana sairão de lá. Isto quer dizer que este fim de semana temos de nos dedicar à dita ( detesto ).
A miúda anda mal comportada q.b que as férias deixaram-na um pouco fora dos eixos, mas já está melhor confesso.
E o melhor de tudo: Amanhã é sexta!

22 setembro 2009

Notícias

Ando com circunstâncias para registar mas o muito trabalho em atraso ( resultado que não terem pegado no meu trabalho durante as minhas férias ), o início de formação profissional nos próximos tempos e o facebook não deixam actualizar " condignamente este espaço.
Não, ainda não me rendi à Farmville mas ainda assim é mais fácil ficar ligada no FB e ir vendo na diagonal o que se vai passando no mundo virtual.
Espero amanhã conseguir vir dar notícias para não ficarem esquecidas.

21 setembro 2009

Gripe A

Um livro disponibilizado do plano Ler+, um pouco dificil para crianças pequenas mas que poderá ajudar na prevenção da doença.
Sinceramente acho que mais do que a doença em si, o que me preocupa é onde deixar a catraia de cada vez que a escola fechar por um caso de Gripe A.
O livro tem o título O Nuno escapa à Gripe A e brevemente serão disponibilizadas canções sobre o tema para ajudar a fundamentar os cuidados nos mais pequenos.

18 setembro 2009

Good news

A obstipação já era e já faz todos os dias o seu belo cócó :). Uma vez por dia ainda, com calma vai lá. Já não precisa de rabo de molho a maioria das vezes e o melhor de tudo, já não tem medo e já não precisamos de a lembrar para ir fazer. Toma a iniciativa e quando lhe apetece vai sózinha, como é suposto ser.
Do não adormecer sózinha, que continua desde que largou a chucha há uns bons meses, quase um ano, ontem tivemos um pequeno progresso. Desesperada por ela não querer por nada adormecer sózinha, até já punha a hipótese de lhe por uma tv no quarto apenas com 1 ou 2 canais que ela pudesse ver durante um período curto antes de adormecer. Era a derradeira hipótese que provavelmente sairia furada pois ela mal vê tv/dvd e havendo a teoria de que perturba o sono, poderia tornar as nossas noites ainda piores.
Falamos em mudar-lhe o quarto para onde é agora o escritório que ela houve uma altura que tinha pânico do quarto dela e nem lá entrava sozinha. O pânico passou mas continuava c medo de adormecer sózinha. Ontem consegui que finalmente dissesse do que tinha medo, que até ontem respondia-me sempre " não quero falar sobre isso ".
Pois diz que tem medo de monstros, desfiz-lhe o mito infantil, expliquei que só existiam nas histórias infantis e ela contrapôs dizendo que também existiam nos sonhos dela. Antes perguntei se queria experimentar a mudar o quarto dela para onde é o escritório e disse que sim. Voltei a explicar que os sonhos podiam continuar a existir e ela quando acordasse desses sonhos, saberia que os monstros não existem e portanto, não havia nada a temer. Mesmo assim quer mudar o quarto, mesmo explicando que não é do quarto mas da sua imaginação. Fiz a vontade à cria e dormiu ontem no escritório, no sofá e já não me lembro de noite tão maravilhosa. Adormeceu sózinha e dormiu toda a noite sem lhe ouvir um ai ( que ela sonha, grita, fala, chora, ri, etc ).
Amanhã vamos experimentar mudar o quarto para onde é o escritório e esperemos dar por encerrado este capítulo que nos transtorna os serões e noites.

16 setembro 2009

E no entretanto

Também nas nossas férias a minha sobrinha fez 16 anos ( glup ).
Inicia agora o 11º ano e não fosse ser perguiçosa, seria uma aluna de mérito.
A miúda a quem mudei muitas fraldas, que me penteava horas intermináveis enquanto eu estudava, que falava sem parar já está uma adolescente, quase adulta.
Custa a encaixar...

15 setembro 2009

Arcos de Valdevez

Passamos apenas 1 dia e 1 noite por lá, mas ficou a vontade de voltar para pelo menos um fim de semana prolongado.
Calmo, bonito, com paisagens bonitas, gentes simpáticas e simples e com muito para visitar.
Ficamos alojados na Quinta do Passal, em Távora de Santa Maria e adoramos a hospitalidade, as instalações ( bem rústicas ) e o sossego.

Arcos de Valdevez

Um dos apartamentos da Qta do Passal

Das férias de Setembro

Os primeiros 10 dias pelo Algarve a 4 que há última hora o meu sobrinho desistiu de ir connosco. Fizemos mais praia que piscina e a água do mar esteve a temperaturas óptimas que me relembraram os meus tempos de miúda com águas tranquilas e apetecíveis.
Nem com manhãs e tardes de praia fez uma única sesta e aguentava até às tantas se assim permitissemos. E não é miúda de estar quietinha na praia só a fazer castelos de areia, naaaa, é nadar, correr, pular, rebolar, ir buscar água despejar o balde e voltar, vezes e vezes sem conta.
A 2ª parte das férias foi rumo ao Norte da Península Ibéria, na Galiza, com 2 paragens pelo meio, uma para dormir em casa da minha cunhada e outra, em Arcos de Valdevez.
Depois seguiram-se 4 dias no hotel Husa Spa Vilalba, em Vilalba, aliás, em Charca do Alligal do Codesido, ou à tuga, no Cú de Judas, no meio do nada, mesmo como o desejado, numa de nos refugiarmos num descanso merecido.
Entre jactos redutores, massagens, um peeling, circuitos termais, jacuzzis e afins, se passaram os 4 dias dentro de uma água a trinta e muitos graus.
Ainda assim, passamos por Guitiriz, a localidade escolhida no ano passado para uns dias semelhantes.
Pela primeira vez apanhamos dias quentes na Galiza mas as noites eram frescas e no último dia, saímos de manhã com uns belíssimos 9,5ºC e muito nevoeiro.
De regresso no dia em que comemoramos 6 anos de casamento, 4 paragens pelo caminho, uma em Santiago de Compostela, uma em Baiona para almoçar a " tradicional " mariscada e uma novamente no Entroncamento, em casa dos cunhados. Acabamos por ficar a dormir por lá que depois de mais de 600kms eu estava cansada e de pés inchados e imprópria para conduzir mais 120 kms.
Foram uns dias bem passados.

Prenda de aniversário

Afinal o rapaz surpreendeu-me há pouco com o nosso presente de aniversário, um fim de semana neste hotel com SPA que ando a namorar há perto de um ano.
Para quem como eu está hoje a gozar a ressaca do fim das férias no Spa, foi muito boa a surpresa :)

Fotos

Uma das várias imagens das férias. Dei algum descanso à maquina e não tirei muitas porque diga-se a bem da verdade, um amigo que foi connosco ia apetrechado com uma máquina e 3 lentes xpto e eu resumi-me à minha modésta máquina e modesta capacidade de enquadrar e fotografar e deixei a função para quem de direito.
Ainda assim, tenho 600 fotos das férias, a maioria da 1ª parte das mesmas, enquanto estavamos sem o " profissional do gatilho ".
As fotos à séria chegarão quando o nosso amigo disponibilizar o cd.

6 anos

No fim das férias comemoramos os nossos 6 anos de casados. Sem grandes festas que estavamos na viagem de regresso mas com uma mariscada em Baiona, nós 3 a minha mãe e mais 3 amigos, e sem prendas que a bem da verdade não costumamos dar nada material nestes dias a não ser momentos mais românticos onde agradecemos por nos termos cruzados nesta vida.
" Consolidados " é como digo que estamos, conhecemo-nos suficientemente bem para saber os gostos que partilhamos e os que usufruimos individualmente, com momentos a 2 e a 3 e momentos a solo, respeitando a nossa individualidade mas com muitos momentos em comum.
Que a vida não dê muitas voltas e não nos separe é o que peço que contigo sinto-me muito bem. ( ICSLY )

Regresso à escola

Depois de 1 mês e meio voltou sorridente e com saudades do namorado :).
Entrou escola a dentro e tive de a chamar para me dar um beijinho.
Mudou de educadora mas nem sei quem " lhe calhou na rifa ", típico do colégio dela e típico meu que não perguntei... ela adapta-se bem e isso tranquiliza-me mas para as crianças que não são assim, estas mudanças notam-se.
Há reunião para a semana mais ainda nem sei que dia ( mas está fixado eu é que não vi ).
A única preocupação que vi com a gripe A foi mesmo a proibição de levarem brinquedos de casa para a sala. Os dispensadores de desinfectante estão instalados desde Julho mas não pedem para que os pais e crianças desinfectem as mãos. As crianças foram ensinadas a cumprir a correcta lavagem das mãos e a Beatriz já leva das férias o hábito de o fazer com regularidade. Há a indicação que não são aceites crianças com sintomas de gripe e isso sim assusta-me pela quantidade de vezes que teremos de ir com ela ao médico para dizer que pode frequentar a escola e nas alternativas para quem me fique com ela nos entretantos.
De resto tudo normal.

07 setembro 2009

Destas férias

Amanhã mudamos as paragens do resto das férias e continuamos o percurso dos mais de 2300 kms totais percorridos de carro nestas férias.
Apetecia ficar mais uma semana por cá, agora é que finalmente o Algarve começa a estar com muito menos gente e o tempo ainda está óptimo.

04 setembro 2009

Passeios

Ontem depois de almoço ( tentamos ) rumar nas minhas " explorações de férias " e partir em busca da Fonte da Benémola, um refúgio de rio e natureza perto de Querença, uma aldeia típica do interior algarvio.
Seguimos as indicações de um GPS marado que nos fez andar às voltas por entre a serra algarvia, por estradas de terra batida de 2 sentidos mas com largura para apenas um carro e numa das vezes até nos mandou descer por uma ravina de terra batida. Não fora o meu juízo que até existe ( ou tivesse eu um jipe e o soubesse conduzir para ser 4*4 ) e tinha seguida as indicações da menina de voz irritante que me mandava para locais impróprios.
Conseguimos dar com o caminho à boa e velha maneira: perguntando pelo caminho a quem encontramos ( muito pouca gente por sinal ). Fiquei a adorar as velhinhas que por ali moram que nos salvaram de continuar a ouvir aquela voz que vinha do meu telemóvel e que me mandava para sítios onde poderia só sair de lá a pé, na melhor das hipóteses.
Mas para colmatar em beleza, depois de alguns bons metros em que não olhava para a esquerda enquanto conduzia para não " chamar " as minhas vertigens chegamos ao acesso ao local. Pois, ao ACESSO e não ao local. Trânsito proibído por obras. Ora se antes o trânsito não estava interdito e aquelas " estradas " precisavam mesmo de obras ( relembro que era de terra batida com algumas pedras à mistura e umas ravinas a acompanhar do lado do condutor sem protecções ), não quis arriscar a transgredir e tentar levar o carro. É que não dava mesmo para fazer inversão caso fosse necessário.
Perante os trinta e alguns graus que faziam sem ponta de vento, o Nuno saiu e foi tentar ver se o acesso era fácil e se podiamos ir a pé.
Andou um pouco e regressou sem ver a tão desejada " fonte das Benémolas ". Com os meus nervos a darem sinal de si e porque em férias não é o que se quer, desistimos e tentaremos visitar no próximo ano( ou não ), já sem obras ( esperemos ).
Quisemos ir até à praia mais próxima e era a de Quarteira, que ainda não conheciamos. Assim que cheguei quis sair mas para combater o meu espírito " embirrento " que já levava pelo " contratempo anterior ", quis dar o benefício da dúvida e ficamos numa das primeiras praias do calçadão.
Desde os prédios, ao areal sujo de lixo e com peixes mortos, desde o aspecto das pessoas ( e eu posso estar a ser mto snob mas não gostei nada do " ambiente " ), da falta de estacionamento e por fim, a maré com ondulação e a puxar imenso, tudo conjurou contra nós nesse dia. Também acontecem passeios assim e servem para saber " o que não visitar ".
Para contrabalançar, hoje fizemo nos à estrada e fomos até à Ilha de Cabanas de Tavira e venho com uma vontade imensa de lá voltar, não nestas férias que ainda fica a uns bons kms de distância. Por tudo, pelo areal clarinho e extenso, por não " poluir " a vista com prédios, pelas imensas conchas, pelas águas calmas e mais amenas, fiquei fã!