02 outubro 2008

Consultas

De neuro-cirugia e de endocrinologia. O que me custa em mudar de médicos é o ter de contar toda a história desde o início repetidas vezes mas tem de ser e agora não terei de o voltar a fazer felizmente.
Ora bem, da neuro-cirugia, não costumo mencionar nomes mas gostei tanto do senhor que abro uma excepção para os 30 leitores deste blogue. Foi com o Prof. Dr. Lobo Antunes, uma simpatia, amável, ouviu atento, leu relatórios, viu exames perguntou quem tinha sido a médica que me tinha acompanhado ( que ele conhece ) e ia-me dizendo :
- Oh filha, está farta de sofrer neste último ano.
Viu o nervo óptico que achou estar resistente e capaz para aguentar a experiência de tentar emagrecer e diminuir a pressão intracraniana sem colocar já a válvula. Não está posta de parte mas pelo menos por enquanto vamos experimentar.
Até lá é segundo palavras dele : " vigiarem os meus olhos que nem cães " ( o neurologista e o neuro-oftalmologista ) e ao mínimo sinal de alterações visuais ou lesão no nervo óptico serei operada.
Da consulta de endocrinologia, também ele simpático ( mas eu também me desfazeria em sorrisos se cada doente lá deixasse 120€ ), não acha necessário fazer consultas que segundo ele já fiz exames a tudo e mais alguma coisa. O emagrecimento não vai ser fácil como ele disse pela cortisona mesmo depois de a deixar de tomar e segundo ele não coaduna a dieta com medicação pois só existem 2 medicamentos com alguma eficácia mas que provocam alterações comportamentais, irritabilidade, diarreias, etc, para além de serem muito caros.
Não pôs de parte a hipótese da banda gástrica mas também essa segundo ele é o último recurso pois passaria de uma pessoa saudável ( para além da H.I, claro ) obesa, para uma pessoa magra doente. A banda gástrica provoca a má absorção dos alimentos por isso não se engorda, mas também por isso se tem défices de vitaminais e minerais.
Por enquanto é mesmo a dieta pura e dura com 3 dias por semana a comer apenas 4 alimentos que só podem ser fruta, queijo fresco, iogurte ou sopa, isto é, posso comer 4 peças de fruta ( 1 de cada vez e não 4 de cada vez ), ou 4 queijos frescos, ou 4 iogurtes ou 4 tigelas de sopa ( não de entulho ). Poderei combinar e fazer por exemplo 1 " refeição " em que como 1 peça de fruta, depois na outra como 2 conchas de sopa, na outra 1 iogurte e na outra o queijo fresco ou repetir uma das anteriores ( por exemplo a sopa ). Depois andar 1h por dia, todos os dias e beber 2lts de água.
Nos outros dias é uma dieta normal sem me ter dado nenhum plano alimentar mas com o comum das dietas, cozidos, grelhados, estufados e assados sem molhos, nada de fritos ( que já há anos que não comemos excepto de longe a longe batatas fritas ), pouco arroz, pouca batata, muitos legumes, sopa, o normal.
Não há frutas proibidas.
E no meio disto tudo o pior vai ser andar 1 hora por dia todos os dias. Em princípio optarei por fazê-lo na minha hora de almoço mas não vai ser nada agradável chegar suada ao escritório, mas enfim, o anti-transpirante vai " rodar ".

3 comentários:

Unknown disse...

Olha que até parece uma "boa" dieta!!!

Cá estamos a apoiar!! Custa sempre! Mas vai valer a pena!!

Xana disse...

Força Lúcia! Daqui a uns tempo temos top model! Pena que seja pelo motivo que é!...

Beijinhos e força

Ana disse...

Força....pensa só no alívio das tuas pernas quando estiveres mais magra....e claro na imagem do espelho.....e principalmente na tua saúde.