14 outubro 2008

Danças modernas ( e dúvida de mãe )

Aquando da busca de alternativas para uma actividade desportiva e enquanto procurava o ballet fora da escola informei-me onde faço Pilates ( que por acaso é no salão desportivo da Igreja da freguesia o que tem a sua piada ) das actividades para a idade dela. Tinham danças modernas mas num horário impossível, das 17h às 17h50 salvo erro, a hora da aula dos meninos que andam no jardim de infância do próprio centro paroquial.
Ainda assim pediram para fazer uma pré-inscrição com o horário pretendido que se houvesse número suficiente de crianças criarião uma outra turma. Fiz a pré-inscrição mas para não estar à espera e se possível fosse acabar por não haver classe, acabei por inscrevê-la no ballet, pela escola por não ter mais opções na zona.
Ligaram-me há pouco a dizer que as aulas iriam começar dia 20, assim sendo pagaria meio mês e as mesmas seriam 2* por semana, por 18€/mês, sendo que nos 1ºs 4 meses se pagam os meses de Junho e Julho e no primeiro mês a inscrição e um tipo de quota para ser " associado ".
As aulas começariam às 18h30 e acabariam às 19h20.
As dúvidas maiores são mesmo a sobre-carga, se bem que seja uma actividade física e não intelectual, um dos dias coincidiria com o dia de ginástica na escola que não é mais que 30 minutos com algumas brincadeiras com exercício físico, mas coincide. Como é à 6ª feira, mesmo que ficasse mais cansada poderia recuperar na manhã seguinte mas mesmo assim temo que sejam actividades a mais.
Neste momento tem música e ginástica como actividades curriculares e como extra curricular o ballet, todas elas 1 vez por semana cada, durante 30 minutos.
Perguntei-lhe se queria ir para o ginásio aprender a dançar e claro que a resposta foi afirmativa, o peso no orçamento não seria significativo e era possível de conciliar ( ainda que os 1ºs 4 meses sejam mais dispendiosos ) mas a dúvida da sobrecarga subsiste.
Seriam 2 finais de dia que em vez de o passarmos a brincar as duas ela passaria a dançar e eu a ver, seriam 2 dias em que depois disso viriamos a correr para casa para dar banho de seguida, jantar ( e aqui vale ser o pai o cozinheiro da casa ) e só haveria tempo para a historinha e não mais que uma meia hora de brincadeira juntas.
Se a isto juntar o facto de que o Nuno faz ginástica às 3ª e 5ª, eu às 4ª e ela às 2º e 6ª, apenas no fim de semana conseguimos estar os 3 um bom bocado a brincar que nos outros dias, são apenas passados a 3 nos momentos da refeição e pouco mais.
Depois penso que há muito boa gente com filhos com este tipo de vida, felizes por eles e felizes os filhos porque cada um tem um bocadinho de tempo para " tratar de si ". Outros até porque por obrigações profissionais o fazem anos a fio.
As vantagens são para além de propiciar o crescimento físico, desenvolver a motricidade e a coordenação proporcionar a criação de laços de amizade com crianças externas à escola e ao nosso círculo de amigos. Criaria amizades pela existência de afinidades e não amizades " impostas ".
Acho que irei com ela fazer uma primeira aula experimental e depois decidimos.

10 comentários:

Unknown disse...

Acho que é uma boa idéia ter mais essa aulinha; ela vai adorar, vais ver!
Se depois virem que realmente é muita sobrecarga então repensam mas para já acho fixe :)
Beijocas

Anabela, Lara e Miguel disse...

ela vai adorar

Princesas Ervilhinhas disse...

Acho que é uma boa ideia! Experimentem e depois decidem.

De qualquer maneira mesmo que decidas coloca-la, se vires que ela está a ressentir-se podes sempre tira-la.

Bjs,
Carla

Unknown disse...

Tb tive duvidas quanto à quantidade de actividades! Falei com a educadora! E não opinão dela, que eu agora tb partilho, nunca mais de 2 actividades. Elas precisam de tempo para brincar em casa, para descansar! Assim acabam por todos os dias andar na chamada fona! E olha que ela vai ter muito tempo! Mas já que podes fazer uma aula para veres como ela se adapta, faz! e depois logo podes decidir!

Por enquanto fica com a ginástia e a musica! O que já a faz ficar bem cansada!

Unknown disse...

É "na opnião dela!"

A escrever a correr dá nisto!

Jocas!

Lipa disse...

Como sabes a Di começou agora tb o ballet, mas é só 1 x por semana e à sexta à tarde (45 min). Para além disso tem musica como extra na escola mas como é dada lá para eles é só mais uma actividade e bem divertida por sinal ;)
Tb pensei na natação mas achei que era demais, elas realmente são muito pequenas para tanta coisa (a não ser que fossem muito energéticas e tivessem necessidade de descarregar energias aí era capaz de ser positivo) Tb acho que têm de ter tempo para estar em casa com os pais e brincar com as coisas delas...
Faz isso, faz uma aula experimental com ela e depois decides!
E natação já pensaste nisso? A Beatriz parece ter queda para estar na água ;)
Ela já não vai ter ballet na escola é?
bjs

Loira disse...

Vou ser franca Lúcia (aliás, como acho que somos smp uma com a outra desde que nos visitamos há mais de 2 anos)... acho que se fosse eu, se calhar não inscrevia, pelas razões que citaste (sobrecarga e passar menos tempo com os pais... q eu acho q nestas idades ainda é o mais importante). Ou tlv acabasse por inscrever e dps desistisse se percebesse q não estava a rsultar (sendo q isso pode ser mais complicado pq ela eventualmente pode gostar mesmo daquilo).
bj*

Loira disse...

ah
eu tb sou da opinião que actividades não mais de 2...
Sendo q o meu tem música à 5ª (mas no horário da escola), música e movimento à 6ª (tb o hnorário da escola, logo não há sobrecarga), e natação ao sábado.

Xana disse...

nock, nock, nock! Lúcia... está tudo bem? Andas deaparecida.

Beijinhos

Xana disse...

nock, nock, nock! Lúcia... está tudo bem? Andas deaparecida.

Beijinhos