11 novembro 2008

As ovelhas negras daquele colégio

Somos nós e os nossos amigos que tem lá os filhos.
A festa de Natal, como já referi costuma ser num auditório, alugado em que nós pagamos geralmente 40€ por criança independentemente de as mesmas irem ou não à festa, até podem estar doentes, de férias, etc, paga-se, está nos estatutos ah e tal. Não engulo a história mas enfim, pago, vou e tento não pensar muito no assunto.
A festa costuma ter uma duração alargada, há o pessoal das luzes, do som, o animador, lálálá e costuma ser a um Domingo por causa dos pais que trabalham ao Sábado.
Este ano a escola está desfalcada em termos de pessoal, a directora está grávida e a substituir uma educadora que está também grávida, mas com uma gravidez de risco. Uma auxiliar também está grávida e foi agora para casa pelos mesmo motivos. A educadora do ATL foi substituída e entrou uma nova auxiliar para o ATL mas ainda assim, tem 2 pessoas a menos.
Como se gosta de fazer tudo em grande, como se aquilo fosse um colégio de renome, não desistiram do auditório, até porque segundo me disseram já tinham pago, mas desistiram que a festa fosse a um Domingo por falta de pessoal para organizar, fazer cenários, fatos, carregar com o material, etc. Qual foi a " brilhante " ideia?? Poderia ser fazerem na escola a festa, como quase todas as escolas fazem, mas não, decidiram mudar o dia da festa para um dia de semana, a uma terça-feira, a começar às 17h, isto é, os pais tinham de ir buscar os miúdos até às 16h30 para os deixarem no auditório para que a festa começasse, lá para as 17h, 17h30 contando com os atrasos. Como o auditório só está alugado até às 20h, pagariamos o mesmo, por 2h, 2h30 de festa e muito provavelmente muitos não poderiam ir ver os filhos, ou não chegariam a tempo de os ver. Seria o meu caso, regressada de baixa ao trabalho ia dizer à entidade patronal:
- Olhe, tenho muita pena, mas hoje é a festa da escola da minha filha e por isso tenho de sair no máximo às 15h45, quase 2 h antes.
Até acho que já estou a ver o ar compreensivo, as palmadinhas nas costas e o:
- Vá, então é a festa da escola da sua filha, o que mais importante há que isso??? (leiam isto com muita ironia e muito sarcasmo ).
A alternativa era sair à hora normal, chegar ao auditório lá para as 18h15 com sorte e a miúda já ter " actuado ".
Depois, tão mau quanto isso é a festa acabar às 20h ou perto disso, ir a correr para casa, chegar não antes das 20h20, dar banho, fazer jantar e deitá-la a horas decentes para que no dia seguinte não acorde o prédio inteiro com os berros dela e os meus, conseguir chegar a horas ao emprego e começar a manhã com um stress muito pouco recomendável.
Fiquei pelos cabelos quando li no placard e uma outra mãe de gémeas que chegou ao mesmo tempo reclamava do mesmo e sugeria uma reunião de pais com o colégio. Como eu não sou de ficar à espera dos outros fui logo falar com a dona do colégio, ainda a espumar pela boca e tudo.
Quando me viu percebeu sem que eu dissesse porque queria falar com ela e desviou-me para o escritório, não fosse eu dar ideias aos outros pais.
A desculpa foi de que não tinham pessoal, de que já tinham pago e só eu e uma outra mãe tinhamos reclamado, mas a outra mãe tinha conseguido resolver o assunto. Faziam-me o " favor " de levar a Beatriz na carrinha da escola e nós pais saiamos um " bocadinho " mais cedo e iamos directos para o auditório. O bocadinho no meu caso é anedótico que trabalho para os lados de Xabregas e vir dali até ao local da festa não é propriamente rápido.
Cheguei a casa e contei ao Nuno que foi peremptório a dizer:
- Nem que nesse dia não vá à escola.
Para ele é tudo mais simples, ou não pensa tanto nas " consequências " de ter a filha a falar na festa da escola, a perguntar porque não vai se os outros vão ou a perguntar porque não fomos quando os outros pais foram. É que as explicações calham-me quase sempre a mim.
Além disso, na factura vão aparecer no final deste mês os 40€ ( ou mais ) da festa e o que poderiamos fazer?? Transferir o valor descontando a festa da escola?? Claro que o faria, se este fosse um serviço normal que nos prestassem, mas não é, é o local onde todos os dias deixo a minha filha e apesar de protestar, de reclamar, tenho de muitas vezes dar o braço a torcer, porque é nela que penso.
Falei com os nossos amigos, que tem as mesmas dificuldades que eu para assistir à festa, além de discordarem com a história do pagamento. É que sendo a um dia de semana e menos horas, não nos venham pedir o mesmo valor do ano passado. Também eles irão falar com a dona do colégio mas não me parece nada que vá haver alterações. Parece que somos sempre as únicas ovelhas negras, dali, para os outros, está sempre tudo bem.

Adenda - O que nos parece ser a real razão da festa a um dia de semana é que segundo ouvi dizer, não pagam ao pessoal para disponibilizarem meio dia de Domingo para a escola. Parece que já andavam todos descontentes e este ano devem ter recusado fazer a festa ao fim de semana sem pagamento extra. Para remendarem a situação sem mais custos, alteraram a festa para um dia de semana, no horário " normal " escolar e assim não tem de pagar horas extras aos funcionários.

4 comentários:

Nuno disse...

não fizeste questão de ser a encarregada da educação!? ;)

Ela tem muitas outras festas aonde pode ir e nunca deixou de se divertir, só não acho correcto termos que estar a sair mais cedo do emprego por causa da desorganização do colegio, eu para ir busca-la às 16h30, tenho que sair do emprego no minimo 1 hora antes. Acho que os encarregados da educação é que devem se reunir com a escola, vai ser preciso tanto pessoal ao final da tarde de um dia de semana, como ao fim de semana, porque as actividades devem ser as mesmas. Simplesmente nao gosto que me vão ao bolso, se pago para ter uma coisa como deve ser, nao admito que me venham agora atirar areia para os olhos.

Unknown disse...

Colégios!!!!

Começo eu agora em dramas com o da L.!! Mas tb não tanto como tu que ainda não me pediram balurdios fosse para o que fosse!!!

Enfim.....

Lúcia disse...

Mas Sónia, a ti tb n te podem pedir muito mais porque tu pagas sem extras o que eu pago com eles ( mais ou menos ), é uma questão de cosmética :)

Unknown disse...

Olha que realmente...