06 novembro 2008

Shunt

Andei a pesquisar sobre a cirurgia a que poderei ter de ser submetida. Eu que não sou uma pessoa impressionável, que até tinha o, não muito secreto, desejo de fazer autópsias em cadáveres desfigurados a fim de lhes descobrir a identidade, que gosto de programas do género e que não desvio o olhar quando surgem as imagens do tipo, dei por mim arrepiada e mal disposta. Ok, também porque o caso é vivido na primeira pessoa e porque é verdade, a cirurgia em vivos impressiona mais por isso mesmo, porque estão vivos, os outros não sofrem.
Investiguei e percebi como se processa a operação que até é relativamente pouco invasiva, mas que envolve 1 perfusão na zona da barriga, junto da cavidade peritoneal, outra na parte de trás do cérebro para puxar o tubo que vem da zona do abdomen e que vai drenar o líquido e uma outra na zona frontal da cabeça. O shunt ou válvula fica por trás da orelha. Aparentemente não é visivel ( depois do cabelo crescer nas áreas referidas ) e parece que depois da cirurgia cicatrizar se nota apenas o dreno ao tacto, por baixo da pele na zona da orelha. Antes disso notam-se os cortes e até mesmo o tubo.
Mas essa é a parte menos má, que eu não esperava porque nunca pensei muito na cirurgia é que muitas vezes o shunt tem de ser substituído 2, 3 e mais vezes. O primeiro não costuma durar mais de 2 anos. Além disso, pode provocar infecções.
Pensava eu que colocava a válvula e já estava mas parece que não é bem assim.
Bom, pensamento positivo!

5 comentários:

Liliana ♥ disse...

sim, amiga pensamento positivo
um beijinho

Unknown disse...

Pensamento positivo acima de tudo!
E vais ver que não vai ser preciso operar ;)
Beijocas (desculpa a ausência querida, ando cheia de trabalho...)

Princesas Ervilhinhas disse...

Querida, não pesquises demais! Senão acabas por sofrer por antecipação! Eu tb gosto de estar informada, para poder questionar, mas não deixes que esta situação te absorva por completo.

Reune as tuas duvidas e receios e esclarece-os com o cirurgião. Vais ver que ás tantas é mais simples do que estás a pensar!

Bjs,
Carla e Ervilhas

Sara CS disse...

Pois, não vale a pena sofreres por antecipação.
Calma, tudo há-de correr bem, seja lá o que for que tiverem de te fazer.
Beijinhos.

Unknown disse...

Mas fazes bem em saber o que é!!! Eu tb vou investigar tudo!!

Mas pensamento positivo!! "Vais tirar de letra!"