07 outubro 2009

Da escola

Na reunião foi-nos dado a conhecer o projecto pedagógico " Os contos tradicionais ".
Este ano, para além da mudança de educadora, juntaram os 4 anos com os 5 ( que mais de metade dos de 5 foram para o público ) o que fez com que ficasse na mesma sala do primo e ainda contrataram uma animadora socio-cultural a tempo inteiro para a sala dela para quando a educadora estiver a trabalhar a pré-primária com os de 5 anos, a animadora fazer jogos de psicomotricidade com os de 4.
Para além destas novidades, passaram a ter um plano de actividades semanal, divulgado aos pais para assim saberem sempre o que fazem a cada momento na escola. Este ano estão a começar bem e pelo menos de falta de organização não me posso queixar ( fico-me pelas queixas dos preços ).
Abdicaram do fato de treino completo igual da escola e passa a ser apenas obrigatório o uso de pólo da escola para a ginástica e saídas da escola ou t-shirt também da escola no verão.
Abdicaram igualmente do saco para os pertences igual, o guardanapo igual e bolsa de guardanapo.
Mudaram os bibes para serem todos iguais e assim não ter de se mudar todos os anos de bibe e chapéu, enquanto servir será o mesmo. Não esperava, confesso.
Ainda da reunião, mantem-se a ginástica e a música por professores externos como actividades curriculares e como extra-curriculares a escolha vai entre ballet, karaté, natação, informática, hip-hop, inglês e a novidade, futsal acho que não me falta enumerar mais nenhuma ). A Beatriz continuará apenas no ballet e " por fora " levá-la-ei para a natação.
A adaptação á nova educadora ao princípio apresentou alguma resistência ( apesar de a conhecer já bem ), pois continuava a dizer que a educadora dela não era aquela mas sim a Ana. Agora já assume a M como sua educadora e diz que gosta da M. dela.
Tem adorado os jogos com a animadora social e várias vezes quando a vou buscar pede para acabar o jogo que está a fazer e lá fico eu à espera.
Mudou também de sala, para onde anteriormente era o ATL, para poderem trabalhar melhor os de 5 anos pois no piso de baixo, estão os de 3 anos.
Para além da sala polivalente, há agora uma sala vazia na escola que quase não há alunos do ATL que " fugiram " quase todos para o público ou para outros, também privados mas muito mais baratos.
Ainda na reunião, foi pedido o maior envolvimento dos pais e para além de pedirem para que cada pai vá contar uma história à sala do seu filho, pediram também que aquando de lhes falarem nas profissões, que fossem explicar a sua. Ainda não tive oportunidade nem me lembrei de perguntar se era para todos os pais ou apenas para aqueles como profissões de mais " fácil entendimento " pelos pequenos, como médicos, enfermeiros, bombeiros, etc. Se for para todos, vai ser bonito de explicar a minha.

1 comentário:

Helena disse...

pelos vistos tens vocação para contadora de histórias...
tens birras por aí? Olha que giro, por cá também há muitas!
beijocas