27 outubro 2009

Podologista

Fomos há 2 semanas para tirar teimas em relação ao pé chato detectado na consulta dos 4 anos e a ser reavaliado aos 4 anos e meio/5.
O médico simpatiquissimo verificou a ausência quase total de arco, verificou os joelhos valgo ( tendência à união pelo facto de também o pé não assentar correctamente ). Há uma ligeira rotação na anca que não ajuda e faz os joelhos e o pé não terem a postura correcta, a juntar ao pé valgo ( plano/chato ). Aquilo que eu achava estranho de ainda fazer ( o quase juntar dos joelhos ) tinha razão de ser mas pode ser corrigido por si só, até aos 5 anos, mais coisa menos coisa.
Por enquanto a recomendação de alguns exercícios que já conheciamos ( andar em bicos de pés, em calcanhares e fazer natação ) e faziamos e outros novos ( chutar com o interior do pé e fazer força sobre as nossas mãos com os seus pés ). Para além disso, usar calçado com contraforte alto e com a curva interna do peito do pé.
Segundo a sua opinião, nesta idade o ballet não ajuda em quase nada, a contrário do que pensava.
Será reavaliada aos 4 anos e meio e se até lá se mantiverem os níveis avaliados, usará palmilha ortopédica de correcção, mas por enquanto é cedo para o fazer ou corremos o risco de corrigir demais e gerar outro problema de excesso de arco.

2 comentários:

Isabel disse...

A Mónica usou os sapatos ao contrário e deu algum resultado.
Na rua às vezes ficavam a olhar, mas eu não ligava nenhuma.
Beijocas!

Isabel disse...

Os sapatos ao contrário era porque ela metia os pés para dentro... e também não a podíamos deixar sentada com as pernas "para trás" tínhamos que a convencer a sentar-se "à chies" com as pernas para a frente, cruzadas...
Beijocas