21 novembro 2006

A pressão da comida

Desde a última consulta que a hora da refeição é para mim a hora do stress sempre a querer que ela coma, a tentar que coma etc e tal. Antes não me preocupava tanto, agora acho que estou a levar ao extremo e dada a minha ansiedade ( que ela concerteza sentirá ) as refeições não tem sido um sucesso. Se antes comia as duas conchas de sopa sem pestanejar e a fruta e ainda petiscava nos sólidos ( e quando não queria eu também não forçava e pensaria que na próxima iria comer melhor ), agora que tentamos sempre que coma sólidos à noite ( seguido de uma concha de sopa consistente e uma peça de fruta) é muito complicado que coma.
Ontem levei esta pressão ao extremo e enquanto a via brincar com a comida gritei-lhe, arregalei-lhe os olhos e empurrei goela a baixo uma colher de a carne picada e massa ( que deitou fora no segundo seguinte ) . Fartou-se de chorar e lá veio o pai tentar dar-lhe o comer porque eu estava realmente " fora de mim ". No segundo que me afastei arrependi-me, mais quando a vi ir comendo com a calma e paciência do pai. Não comeu tudo, fez muita porcaria mas comeu qualquer coisita e a sopa foi toda a seguir.
Vem a fruta e um ataque de tosse depois, vomita quase tudo.
Ainda petiscou mais meia banana ( Nana ) e foi dormir sem comer mais nada porque não quis.
E eu fiquei cheia de remorços e com uma vontade imensa de voltar a dar-lhe só sopa com carne/peixe ou ovo ( que come bem apesar de ter tido uma fase que não queria ) e fruta à noite.
Não quero transformar as refeições num drama, nem para mim, nem para ela.

12 comentários:

Liliana ♥ disse...

às vezes tambem fico assim, kero k ele coma a sopa toda e a fruta, mas há dias em k come tudo, outros em k ñ come nada...

tem calma, volta a ter a mesma atitude, vais ver k ela come qualquer coisa!

bjs e tem paciencia

O Príncipe Duarte disse...

Olá

Olha amiga eu conheço bem essas birras e desespero na hora da refeição. E tb eu já tive os meus "ataques" de nervos...
O Duarte para começar a comer o 2º prato foi um castigo. Normalmente ia sempre tudo para o lixo, so comia a sopa mas era todos os dias uma fita...
Então desisti do 2º prato por uns tempos...

Depois la na escola começou a ver os outros e começou a querer comer o 2º prato, mas sozinho.

Agora já lhe tenho dado e ele come bem, claro que tem dias q reclama, faz porcarias, etc.
Só que eu optei por á noite não lhe dar sopa, dou só o 2º prato, e ele come muito bem, seguido de uma peça de fruta ( mas peixe não quer... ).

Experimenta não lhe dares tanto comer, quem sabe ela vai achando mais graça ao 2º prato : )


bjs

alice+duarte
http://titicad.blogs.sapo.pt/

Quita disse...

Vou dar-te uma opinião muito sincera... não vale a pena stressares. Eu já vi "esse filme", com os meus pais e o meu irmão mais novo... é horrivelm e não resolve nada.
A minha filha só deixou de comer sopa com a carne e o peixe triturados este Verão (com 20 meses) e naturalmente começou a comer comida inteira, sem stress. O filho de outra amiga minha com 24 meses ainda come tudo triturado... têm o resto da vida toda para mastigar.
Oferece-lhe sempre primeiro a comida sólida, se ela não comer trituras a respectiva carne ou peixe na sopa. Assim não te enervas e garantes que ela come. Beijinho grande.

Xana disse...

Todas nós de vez em quando nos "passamos", também me acontece. Sabes como o Vasco começou a comer um pouco melhor quando esteve com falta de apetite por causa do primeiro molar que lhe apareceu? Virado para a televisão a ver o canal Panda. Sou contra esses coisas, mas quando é para o bem deles... tem de ser!

Beijos

Lúcia disse...

Xana, Eu ontem também fiz isso mas ela estava mais interessada em brincar com a comida e mandá-la para o chão. Acho q a solução por enquanto é parar mesmo c os sólidos à noite até que as coisas melhorem.
Obgda

Paula Silva disse...

Por esa é outras é que aprendio com aminha mais velha que não TEIMO com comida ..come quando quer e o que quer (salvo seja claro) .. ás vezes teimava e aseguir vomitava tudo ..era pior. E durante muito tempo tb lhe continuei a dar a sopa "á bebé" porque assim passada comida d e tudo e ao insistir com sólidos muita vez ficava sem comer...qual é melhor??? claro!!!
Não teimes
Deixa-a comer com vontade...isto é como a mama - não tem de haver regras ..é quando eles quiserem!
Jinhos
Paula

Morena disse...

ó amiga, tem calma... sei que deve ser difícil, mas não desesperes.
houve uma altura em que a Bia fazia birra para comer, para pôr o babete etc... todos os dias! quando chegava a hora da refeição eu começava a entrar em stress, sempre com medo que ela fizesse o mesmo. A dada altura, para não me passar chamava o nuno e ele dava-lhe o jantar, com calma.
Depois essa fase foi passando, há pouco tempo voltou quando decidiu que queria comer sozinha. Passámos ao truque das 3 colheres, ela entretém-se com duas e dou-lhe o jantar com a outra.
Os sólidos tb foram um problema de início, e se na escola comia e repetia, em casa cuspia tudo. Mas não insisti muito e acabou por comer, agora devora tudo.
Nunca te esqueças que ela é uma criança proporcional, é magra mas é pequenina. Ela está bem, com calma vais ver que consegues ultrapassar essa fase!

(Os meus pais tiveram essa luta com a minha irmã durante anos, mas ela era grande e muito magra... depois acabaram por desistir... ela é mesmo assim, grande e magra!)

Beijinhos muito grandes

Ana disse...

Não vou introduzir os sólidos tão cedo à Leonor. Nem pensar! Estraga comida, não come, cospe, engasga-se e eu fico uma pilha de nervos. Até ver come sopa triturada.

A sopa tem todos os nutrientes que ela necessita, não é por comer sólidos que vai engordar mais por isso não stresses com isso.

Ana disse...

uma sugestão:

coloca-lhe algo à frente que ela goste muito, e que possa mexer com a colher ou mãos mesmo que seja a fruta e vai dando a sopa nos intervalos...

É assim que a minha come, embora goste de comer, não gosta da sopa e, por isso, vou dando intercalado...

beijos e não stresses !

Anónimo disse...

Eu com a Pulga continuo com as sopas e fruta, se lhe apetecer, então come tb sólidos!! Sem stresses!! Elas tem tempo para a nossa comida, e eu acho que se forçar muito acaba por não comer nada de nada!

Cada um...

rosinha_dos_limoes disse...

Olá ... vim aqui espreitar :o)

Onde é que eu já vi isto? :op

A Bia (5 anos) foi sempre pisca para comer, quando tinha esta idade era um suplicio e tantas vezes me passei :o( A determinada altura o problema era a primeira colher, uma fita até a comer, depois ia tudo bem ... desisti de insistir ... ela não queira, ficava a brincar com as tampas com o prato na frente, e eu jantava sossega sem stressa que o meu comer estava a arrefecer ... ao fim de 15 minutos ia dar-lhe uma colher e ela aceitava na boa ... manias!
Hoje em dia continua a ser pisca e principalmente pastelona :o) Ás vezes come menos que a irmã :op
Sò começou a comer sopa sem ter pedacinhos quando entrou na escola com 2 anos e 4 meses, mas eu queria lá saber, se assim ela a comia. Apesar dela ser baixinha e já não ser gorduchinha (era rechonchuda até cerca de 1 ano de idade) não me preocupo em demasia (ás vezes LOL) ... afinal eu era assim tal e qual.
A Marta come muito melhor, começou a querer comer sozinha cedo, só que claro que era com as mãos ... nem valia a pena insistir que o fizesse de outra forma porque aí fazia birra e não comia mais ... aidna hoje se está a demorar mais e a quero ajudar é uma gritaria :o)
E pronto, na minha primeira visita já fiz um testamento :opppp

Smas disse...

Eu nunca stressei muito com a hora da comida deles, principalmente se estiverem bem porque às vezes não estão. A minha filha ainda come muitas vezes só a sopa e se a comer já fico contente! Hoje'comeu umas 3 colheres de sopa, a banana e mais 2-3 colheres de arroz com carne. Sabes, o pediatra dela que ela se não come é porque não tem fome.
Bjs calmantes!