É apressada em tudo o que faz, consequentemente, imperfeita. Se não estiver numa de despachar, já desenha coisas engraçadas e perceptiveis como caracóis, borbuletas, árvores, bonecos, flores ou casas. Neste aspecto melhorou imenso de há uns meses para cá. Igualmente se quiser pinta bem, dentro dos contornos, assim lhe apeteça.
Continua a desenhar/escrever quase todas as letras, cada vez melhor.
Adora pintar, seja papel, telas, cerâmicas ou gessos. Quase sempre de forma " livre " sem seguir o convencional. As caras poderão ser verdes, cinzentas, amarelas ou laranjas. O mesmo boneco pode ter cara azul e corpo laranja por exemplo. Gosta de pintar assim e é óbvio que não lhe digo para pintar " dentro do padrão ". Tem tempo para ver o mundo tal como ele é e de o percepcionar com os juízos de valor, estériotipos e preconceitos existentes(mas espero que não o faça ).
Continua birrenta, menos que há um ano ou 2, mas se calhar mais do que deveria para a idade.
Junta pequenas sílabas como um " P " e um "A" , um "T" e um "U". Sabe escrever Papá ( sem acentos ), Lúcia ( também sem acentos ), Nuno, Beatriz e penso que Avó, bem como essas pequenas junções de sílabas. Faz pequenas somas e subtracções. Continua com uma sede incrível de aprender.
Continua também teimosa e respondona, esta última característica, cada vez mais marcante. Fica de castigo na escola vezes sem fim, por não aceitar sem responder uma ordem ou castigo que lhe pareça injusto. Curiosamente a noção de justiça ainda não está muito definida e considera muita coisa injusta, se aplicada a ela, pois claro.
Em casa são várias as vezes que a castigo por não aceitar as ordens sem refilar." Mas, mas, mas...." ouvimos vezes a fio. Isso e " deixa-me só dizer-te uma coisa ". Quer ter sempre a última palavra, nem que seja " Estou zangada contigo ", ou " Nunca, nunca mais vou ser tua amiga ". Dramática, pois, continua, igual ou pior, mas as zangas passam depressa e sabe pedir desculpa. A educadra diz que o que a safa de muitos castigos é a humildade dela. Reconhece os erros e pede perdão, falta-lhe evitar os erros.
Um dia disse-me :
- Mãe eu tento não fazer disparates, tento, mas não consigo, não sei porquê, mas não consigo.
Diz que quer ser muita coisa quando for grande, hoje disse que queria ser " pintora turista ". Quando a questiono que profissão era essa, dizia que queria pintar mas não era tods os dias daí o " turista".
Fala muito, muito muito. Um destes dias, cronometrei o tempo e entre as 18.20 e as 21.00 falou sem parar, parecia ligada à corrente. Há dias assim em que faz perguntas e nem nos dá tempo para dar as respostas, responde ela ou faz outra pergunta assim, ou então fala do dia a dia, dos colegas, dos cartões que tiveram, de quem foi chefe, etc.
É bom que fale do dia a dia, mas confesso que muitas vezes cansa aquele debitar de palavras e muitas vezes desligo e só volto a ligar quando ela me diz:
- Mãe, não me respondes?
Continua a partilhar sem problemas, com conhecidos e desconhecidos. Continua a dizer a conhecidos e desconhecidos que vai ter uma mana e nas lojas, continua a escolher roupa ou brinquedos como se já tivesse realmente uma irmã.
Brinca muito mas também já vai vendo bastante televisão ou dvd's. Nos dias em que ela está ligada à corrente às vezes socorro-me da tv para que ela abrande e eu respire fundo.
Está linda, inteligente e meiga.
2 comentários:
Tenho que fazer um relato destes pormenorizado dos meus miúdos.
Vejo aqui muitas coisas parecidas com o que o Henrique era aos 4 anos. A Constança é um pouco diferente...
Hummmmmmm muito parecidas as nossas pequenas!!
Bem vou ter de ler o teu blog de fio a pavio!!!!!
Enviar um comentário