14 junho 2006

Fases

De há cerca de 2 semanas para cá, adormecê-la à noite era complicadíssimo. Mal a colocava na cama, começava a ginástica com rebolanços, gatinhanços, pontes e eu sei lá mais o quê. Eu ia deitando-a e ela levantava-se no segundo seguinte. De tanto eu insistir começava o choro em pé, agarrada às grades da cama. Quando a acalmava voltava à ginástica. Colocava música e nada, sentava-me ao lado da cama e nada. Se eu saia do quarto aí era berreiro na certa. Pensei que fosse medo do escuro e comecei a deixar uma luz acesa. Na mesma. Um dia já sem saber o que lhe fazer e quase 2 horas depois deitei-me com ela na cama. Ao princípio queria rebolar-se e sentar-se mas depois de lhe dizer : Shiiiiuuuuu, vamos fazer ó-ó. Se não adormeces a mãe vai para o quarto e tu ficas na tua cama. Não sei se percebeu ou não mas ficou quieta e adormeceu uma meia hora depois. Desde aí tem sido a única forma de a adormecer. Agora nem 15 a 20 minutos depois já dorme. Coloco-a com as costas encostadas a mim e com a minha mão sobre ela e adormece sem reclamar, sem querer mudar de posição, sem choros. Ultimamente anda mais dependente de nós e quase sempre que a deixavamos de manhã ficava a chorar. Apreensiva com este novo comportamento procurei respostas e li que numa dada altura os bébés começam a experimentar a independência ( normalmente quando começam a deslocar-se por si ) e por isso querem ser eles a controlar quando estão com os pais e quando não estão. Afastam-se quando querem mas sentem-se tristes se os pais se afastam deles. Parece que chegou essa fase e confesso que a desconhecia. O difícil nisto tudo é que cada fase exige novas adaptações nossas e deles e com isto as rotinas são alteradas, ou seja, o que hoje é "verdade", amanhã pode muito bem não o ser. Uma outra fase que também " chegou " foi a do movimento daí mexer-se tanto para adormecer, por-se de pé, gatinhar na cama, etc e tal. Geralmente acordam muitas vezes de noite ( a Beatriz anda a acordar 4 e 5 vezes )tudo porque não querem perder um minuto destas novidades motoras. Esta fase nomalmente só passa quando controlam o andar.
Com bébés, estamos sempre a aprender!

4 comentários:

Loira disse...

São mm fases... mas cansam os papás!
bj*

Susana Vasconcelos disse...

Já tinha lido sobre isto e realmente confirma-se.O Mateus tb está nessa fase!
A ver se passa rápido!
Beijinhos
Susana

Tita disse...

ola,

pode ser uma fase rapida, eles tem alturas em que adormecem mais facilmente outras nem por isso.

O Afonso hoje está numa de choradeira.

Jinhos

Mamã artesã disse...

Todas nós sabemos que são fases pelas quais todos passam mas, quando é connosco, parece que é muito mais grave, não é? (até parece que falo com conheicmento de causa lool).
Cada idade tem a sua própria fase e é realmente como dizes: sempre a aprender a lidar com essas situações que são sempre novas.

Já vi que ela gosta de praia, que cortou o cabelinho (ficou linda na mesma) e que já tem uns ratinhos a espreitar. Resumindo e concluindo: está linda!.

Joquinhas
Sofia

www.piolhitolindo.blogspot.com